Resumo
A colocação de implantes e de prótese total fixa permite a reabilitação de anomalias dentofaciais, com correção do plano oclusal, do perfil facial, da relação intermaxilar dentária, da incompetência labial e do trespasse vertical e horizontal presentes. Através do planeamento digital reverso é possível colocar implantes na posição ideal, desenhando uma guia cirúrgica que possibilita uma abordagem cirúrgica menos invasiva e mais precisa exatamente orientando os implantes pela provável posição estética dos dentes e areas anatômicas importantes com seguranca aumentada. Neste caso clínico, é demonstrada o planeamento digital, utilizando guia cirurgico e cirurgia por flapless em caso de extremo pouca disponibilidade óssea através de implantes imediatos.
Palavras-chave: implante dentário, redução óssea, zigomático , carga imediata, estética imediata, prótese implantosuportada, prótese fixa, cirurgia sem enxerto.

Instalação dos implantes e moldagem digital com Carestream e ScanFlow.
Primeira provisória fixa imediata no dia da cirugia.
Trabalho concluído em zirconia com a cor, formato e tamanho decididos completamente de acordo com o desejo da paciente e sua familia.

Introdução
A estética facial apresenta consequências graves a nível funcional e estético quando a falta de dentes ocorre. A colocação de implantes e de prótese total fixa permite a reabilitação destes casos, com correção do plano oclusal, do perfil facial, da relação intermaxilar dentária, da incompetência labial e do trespasse vertical e horizontal presentes. Devido ao desenvolvimento e progresso da morfologia e das características de superfície dos implantes dentários, o conceito de carga imediata tornou se uma alternativa aos implantes convencionalmente colocados.
Carga convencional: definida como sendo superior a 2 meses após a colocação do implante;
Carga precoce: definida como sendo entre 1 semana e 2 meses após a colocação do implante;

Carga imediata: definida como sendo menos de 1 semana após a colocação do implante.
A colocação de implantes imediatamente pós-extração permite uma alternativa ao protocolo padrão, no qual tem que se aguardar um período de 3 a 6 meses. As vantagens associadas com esta abordagem incluem um número reduzido de consultas, menor tempo de tratamento, menos intervenções cirúrgicas e elimina a necessidade de utilização de prótese removível provisória durante o período antes e depois da cicatrização, permitindo adicionalmente um efeito benéfico na estimulação e modelação dos tecidos moles.

Por outro lado, implantes colocados em alvéolos pós-exodontia podem apresentar fatores de risco relacionados com a insuficiente disponibilidade óssea e com a consequente insuficiente estabilidade primária do implante. A taxa de sobrevivência de implantes pós-extração com carga imediata foi de 80% e 82,4%, respetivamente. Um correto posicionamento tridimensional do implante é um dos pré-requisitos fundamentais para garantir um resultado funcional e estético favorável, aumentando desta forma a longevidade do tratamento. Também existem formas seguras e otimização de planejamentos.

Dr Günther utiliza planejamentos com um número maior de implantes por arcada
fazendo que cada implante suporte menor força.

Após a conclusão do diagnóstico através de tomografia, escaneamento oral e facial a com a simulação de como serão os futuros dentes um planeamento virtual dos implantes é realizado. Através do planejamento virtual é produzida uma guia 3D que orientara a instalação dos implantes e assim o procedimento tem previsibilidade e segurança extremamente aumentada.

E de forma contrária à Odontologia tradicional, na Odontologia Digital o paciente tem participação totalmente decisiva no seu resultado, testando digitalmente seus dentes e num segundo momento terá uma provisória CadCam que será replicada nos dentes definitivos se for aprovada. O Dr Gunther Heller foi um dos precursores desta técnica quando em 2008 realizava suas cirurgias com um enceramento protético e com este instalava os implantes.

Com o advento dos softwares a partir de 2017 associando softwares a Odontologia revolucionou.

O Dr. Gunther Heller é referência da Carestream Brasil onde desenvolve técnicas para serem aplicadas na Odontologia Digital mundial. Através da associação dos principais softwares Exocad, Exoplan, ScanFlow Premium e outros o cirurgião dentista tem a plenitude da competência para realizar carga imediata em casos complexos com segurança e previsibilidade.

Das dentaduras convencionais aos dentes fixos em no mesmo dia!

Clique para ver
Cirurgião dentista e pacientes felizes

Resumo
A reabilitação através da colocação de implantes e de prótese total fixa permite a resolução de determinados casos, oferecendo a solução mais eficaz, a longo prazo, na reabilitação de arcadas e de espaços edêntulos.
Através do planeamento digital é possível colocar implantes na posição ideal, sendo anatômica e proteticamente planejados, permitindo procedimentos cirúrgicos mais precisos e menos invasivos, e o desenho digital protético permite o ajuste dos parâmetros funcionais e estéticos da reabilitação. Neste caso clínico, é descrito o procedimento utilizado para reabilitação da arcada superior, através de colocação guiada cirurgicamente e carga imediatas de seis implantes com prótese fixa provisória, desenhada digitalmente.
Palavras-chave: implante dentário, carga imediata, estética imediata, prótese implanto suportada, cirurgia
guiada, planeamento digital.

Introdução
O edentulismo apresenta um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes. Existem alterações dimensionais que ocorrem após a extração dentária e que provocam o comprometimento estético e funcional, a longo prazo.
Desta forma, surgiu o conceito de carga imediata, que consiste na reabilitação em menos de uma semana após a colocação de implante, evitando procedimentos cirúrgicos em 2 tempos e a utilização de próteses removíveis.
Na reabilitação de arcadas totais, em pacientes parcialmente edêntulos, este protocolo inclui a colocação de implantes imediatamente após extração dentária sendo os principais objetivos a restauração da função, da estética e da satisfação do paciente .

Esta alternativa foi introduzida em 1978 por Schulte em alternativa à opção padrão utilizada que incluía um período de tempo entre 3 a 6 meses, para cicatrização dos tecidos, entre a extração dentária e a colocação de implantes existe uma diferença estatisticamente significativa nos parâmetros de satisfação em pacientes reabilitados com carga imediata em maxilas edêntulas comparativamente a pacientes reabilitados com carga precoce.

As alterações dimensionais pós-extracionais podem ser influenciadas por fatores como espessura óssea vestíbulo-palatina , sendo que as mesmas podem ser observadas quando se realiza a colocação precoce do implante após 4-8 semanas de cicatrização dos tecidos moles.

Os tempos de tratamento reduzidos através da reabilitação com carga imediata evitam a necessidade de utilização de prótese removível, sendo a opção ideal, a nível estético e funcional, para clínicos e pacientes.

A reabilitação total é geralmente mais complexa, sendo que a correção das alterações dimensionais provocadas pela perda de espessura óssea poderão ser realizadas através de cirurgia construtiva e aplicação de enxerto ósseo, estando estas técnicas associadas a maior desconforto por serem mais invasivas.
A reabilitação através de próteses implanto suportadas tornou-se a opção ideal padrão previsível, resultando em altas taxas de sobrevivência e de sucesso, tanto para implantes como para a reabilitação protética .
No estudo de Pieri e cols (2009), foi feita a comparação entre implantes colocados em osso maturo e
implantes imediatamente colocados e carregados após extração dentária e foram observadas taxas de sobrevivência de 98,8% e 98.3%, respetivamente (Mozzati e cols, 2012).
Desta forma, não foi encontrada uma diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos relativamente à estabilidade e perfil ósseo periimplantares (Mozzati e cols, 2012).

O protocolo cirúrgico inclui várias fases que incluem o diagnóstico, o planeamento e o procedimento cirúrgico. A implementação de tecnologia CAD/CAM (desenho assistido por computador/fabricação assistida por computador) na prática clínica diária facilita este processo, sendo realizada a sobreposição das imagens radiográficas resultantes da tomografia computorizada e o planeamento tridimensional. Este processo permite, desta forma, a análise e avaliação digital da posição, comprimento e diâmetro ideais dos implantes a serem colocados., permitindo a visualização de estruturas anatómicas e evitando o comprometimento ou dano das mesmas, tendo em conta, que é possível prever em que local é ideal colocar cada implante (Amorfini e cols, 2011; Cantoni e Polizzi, 2009; Vercruyssen e cols, 2014; Ciabattoni e cols, 2017; Amorfini e cols, 2016; Al-Zahrani, 2008 ; HeitzMayfield e cols, 2009). Este planeamento permite posteriormente o desenho e a construção de uma guia cirúrgica que permite que os implantes sejam colocados na posição exata para cada local, sendo anatomica e proteticamente planeados (Ozan e cols, 2009; Marquardt e cols, 2007; D’haese e cols, 2010; Amorfini e cols, 2011).

Desenhada uma guia cirúrgica que permite que os implantes sejam colocados na posição exata para cada local, sendo anatomica e proteticamente planeados (Ozan e cols, 2009; Marquardt e cols, 2007; D’haese e cols, 2010; Amorfini e cols, 2011). A cirurgia guiada pode ser especialmente útil em casos de anatomia ou disponibilidade ósseas críticas, em casos com requisitos estéticos superiores ou em cirurgia flapless (D’haese e cols, 2010). A implementação de tecnologia CAD/CAM (desenho assistido por computador / fabricação assistida por computador) na prática clínica diária facilita este processo no sentido em que
sobrepõe as imagens radiográficas resultantes da tomografia computorizada e o planeamento tridimensional, permitindo a análise e avaliação digital da posição, comprimento e diâmetro ideais dos implantes.

Melhor escâner existente para reabilitação oral : Carestream 3700

No link abaixo pode ser visto ao vivo a realização da digitalização dos implantes durante a cirurgia.

https://photos.app.goo.gl/sUCKhtaX63yBLk8w6

Avalie seu caso com Dr. Gunther Heller e equipe e priorize suas escolhas pelos cirurgiões dentistas que utilizam a tecnologia para a sua segurança e agilidade no seu tratamento

www.ImplantesDentais.com

Phone (55) 51.32336656


2 comentários

Dr Vinicius · 29/01/2022 às 22:54

O dr comenta que o melhor escâner é o CareStream. Mas não seria o 3Shape?

    Dr. Gunther Heller · 29/01/2022 às 23:00

    Boa noite. O 3Shape é aquele que mais propagandas faz. Não é o melhor tanto pelas pesquisas quanto e pela minha experiência de uso. Inclusive podes avaliar e construir sua opinião lendo artigo logo abaixo recentemente publicado. O Carestream tem acurácia, facilidade de uso e tem a DentalFactory que promove o ensino das melhores técnicas de aplicações em ortodontia, implantes e em reabilitação oral complexa.
    Este questionado pode ser o terceiro melhor…. O ponto positivo dele é o software que o acompanha, mas com mensalidade alta……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *